domingo, 13 de setembro de 2015

A religião dos ciganos

                    religião


A religião do ciganos é algo considerado confuso perante á sociedade, Especialmente quando o assunto é a ciganidade. 

Tal falta de conhecimento a muitos anos é considerada como uma das principais causas da discriminação contra o cigano, desde a sua chegada ao Brasil em meados do século XVI. que evolui criminalmente para o racismo e ou injúria racial dependendo da quantidade de vítimas.

Antigamente acreditava-se que a religião  dos ciganos pautava-se em cima da espiritualidade. isso acontecia devido a leitura de mãos, comumente exercida pelas ciganas como tarefa laboral na busca do sustento familiar. 

Até os dias atuais a religião do cigano ainda é desconhecida pela sociedade, e isso acontece em todo o mundo. As pessoas não conseguem distinguir se essa prática de ler mãos é uma arte, um dom ou uma religião.

Esmiuçando os adjetivos acima descritos com a finalidade de compreender melhor, veremos que o dom é algo que nasce com o indivíduo e com o passar dos tempos é lapidado durante a prática, A arte por sua vez seria algo relacionado a uma prática de aprendizado, não nasce com o indivíduo. A religião é algo que o cigano pode escolher, ou até mudar se não estiver satisfeito, de acordo com suas crenças.


A religião dos ciganos:

A religiosidade dos ciganos até hoje é uma incógnita para os não ciganos. Devido a forte espiritualidade dos ciganos, estes as confundem com etnia. Muitas pessoas acreditam que o fato de pertencerem a uma religião espírita o fazem também ser cigano, e isso não é verdade.
A ciganidade nasce com o individuo, porém a sua religião é opcional.

Independente da religião a que pertença, os ciganos sempre se destacam devido a sua intuição, a sua ancestralidade. acredita-se que seja esse um dos fatores que causam tantas duvidas aos não ciganos quanto a ciganidade daqueles que se auto declaram ciganos.

Antigamente, essa "confusão religiosa" deu causa a muitos males entendidos em alguns acampamentos, bastava acontecer algo diferente na cidade e de pronto a culpabilidade contra os ciganos aparecia. Lêdo engano! Os ciganos não possuem uma religião definida, podem assim como os não ciganos, pertencer a qualquer religião, inclusive a religião espirita em suas múltiplas especificidades, tais como; candomblé, umbanda, mesa branca, jurema etc... 

Notadamente identificou-se ciganos em todo o mundo, que pertenciam a diversas religiões diferentes em vários países, e isso em nada interferiu na sua etnia. podemos encontrar ciganos Budistas, Evangélicos, Católicos, Candomblecistas, Ubandistas, Ateus etc. pois o cigano pertence a uma etnia, e sua religião independe dela.

Tanta discriminação, resultou aos ciganos doenças psicológicas graves como a depressão, e também causou mortes nas comunidades ciganas. Muitos ciganos sem saber como e onde buscar socorro com tanta discriminação, afogavam se na bebida para esquecer tanta perseguição, alguns exageravam no uso de medicamentos antidepressivos, queria "viver" dormindo para não ver tanto sofrimento familiar. Muitos simplesmente sumiam no mundo renegando sua ciganidade. Segundo Zarco Fernandes, que se auto declara cigano "basta ser cigano para ser culpado".

A não aceitação da opção religiosa de qualquer pessoa, é crime tipificado na lei 11.635/07 - lei da Intolerância Religiosa. devido a inúmeros casos relatados por fiéis foram criadas leis especificas que fundamentam o crime, figurando ainda  como um direito constitucional, ou bem titulado do agente em questão.

Ressalta-se que o Brasil é um país laico, isso quer dizer que este não possui religião definida. É oportuno lembrar que a escolha religiosa de cada indivíduo é tema amplamente protegido como direito e garantia fundamental, e nesse instante condenando a intolerância religiosa.

Esse artigo é de minha autoria, construído na data de sua publicação. Seja justo. se necessitar copiar algo, credite os direitos

Nenhum comentário: